Permacultura

June 7, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Permacultura

Sobre esta organização: 

Nome: Cultive Resistência

País: Brazil

Ano de fundação: 2013

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Organização Não Governamental

Descrição breve

Uso dos princípos e técnicas da Permacultura em Aldeia Indígenas uma iniciativa muito importante pois as Aldeias da região perderam muito a conexão e a harmonia com o ambiente onde vive, com costumes não indígenas que vão desde alimentação industrializada, construção usando concreto, saneamentos não ecológicos que poluem rios e os lençois freáticos da região. As técnincas da permacultura que foram levadas pelo projeto já trouxeram mudanças significativas como: implatação de construções ecológicas com material local e em harmonia com o ambiente, saneamento ecológico com a implantação do banheiro compostável, hortas comunitárias e alimentação saudável, composteira doméstica.

Elemento ambiental

Florestas / Zonas costeiras / Rios

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Troca de benefícios /Prevenção de poluição, limpeza / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

Gestão sustentável dos recusros naturais através das construções de casas com mateiral local e saneamento ecológicos através do banheiro seco, conservação ambiental com a implantação de hortas agroecológicas.

Impactos de desenvolvimento sustentável

A bioconstrução tem um impacto direto nos recursos naturais, o banheiro compostável evita a poluição das águas, desde rios, praias e lençois freáticos que possuem a região onde estão localizadas as Aldeias Indígenas e a construção de hortas agroecológicos trazem uma alimentação mais saudável para as comunidades e autonomia alimentar.

Redimensionabilidade

A ação poderá se expandir levando o projeto Vivência na Aldeia para outras Aldeias localizadas em outros Estados do Brasil e integrando com as pessoas e comunidades locais.

Reprodutibilidade

A Permacultura já foi utilizada em duas Aldeias diferentes. Todas com técnincas de bioconstrução e implantação do banheiro compostável. O mesmo projeto já conseguiu abranger duas Aldeias da região. A Aldeia Tabaçu Rekoypy e a Aldeia Awa Porungawa Dju.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: