Desenvolvimento sustentável através da reciclagem de óleo e banha

July 5, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Desenvolvimento sustentável através da reciclagem de óleo e banha

Sobre esta organização: 

Nome: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pindamonhangaba - APAE

País: Brazil

Ano de fundação: 1970

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido / Empresa ou negócio comunitário / Parceria público-privada

Descrição breve

Abrange o contexto Educacional Especial, realizado pelas mães dos alunos matriculados, cujo objetivo é angariar fundos para manutenção da Instituição.

Elemento ambiental

Oceanos / Rios

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Troca de benefícios / Prevenção de poluição / limpeza / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

    

Impactos ambientais

Conservação Ambiental:
* 16.237 litros de água preservados inicialmente.
* 1302 litros de óleo reciclados (06 litros por usuário).
* 10.850 pedras de sabão fabricadas.
* 01 Município Colaborador

Impactos de desenvolvimento sustentável

Emprego e Subsistência: Primeira Escola no Município a trabalhar com fabricação e venda de um produto que estabeleça mecanismos de Saúde, Educação e Trabalho com foco na preservação do Meio e desenvolvimento biopsicossocial dos alunos e/ou atendidos.

Saúde: Promoção da expressão de cidadania no grupo de mães com foco na saúde das envolvidas através da formação e capacitação, bem como fortalecimento de vínculos.

 

 

Redimensionabilidade

A ação tornou-se significativa pela junção de causas, ou seja, a preocupação com o meio ambiente, a questão da acessibilidade e geração de renda, numa equação benéfica, transformando um problema em solução.
O nome APAE é fortíssimo, com muita credibilidade, já que, em dados estatísticos, (2003) existem mais de 2000 APAES no Brasil, atendendo aproximadamente um número de 280 mil pessoas.
Segundo o que a Organização Mundial da Saúde estabelece, a gente teria 10% da população com deficiência, sendo que, 50% desses teria alguma deficiência mental. Se a gente considera que o Brasil tem pelo menos 170 milhões de pessoas, seriam mais de 8 milhões de pessoas com deficiência mental. Se nós atendemos 280 mil, realmente temos muita coisa para fazer pela frente". Portanto, unir a nossa Missão: "Prevenir a deficiência, capacitar e integrar a pessoa com deficiência à sociedade", a causa ambiental, promovendo transformação só vem fazer jus ao contexto "Educacional".

Reprodutibilidade

A ação deve e pode ser replicada, pois, cabe a Federação gerir o conceito de uma sociedade Ecológicamente Correta, Economicamente Viável, Socialmente Justa e culturalmente Rica.
Exportar esses conceitos e esse produto que impacta uma sociedade 30 anos atrasada em matéria de Educação em relação aos Países desenvolvidos, constitui um ápice no processo do desenvolvimento Brasileiro, bem como, no processo de importação e exportação.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: