Manejo racional de recursos naturais por meio da criação de abelhas nativas da APA de Guaraqueçaba

July 5, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Manejo racional de recursos naturais por meio da criação de abelhas nativas da APA de Guaraqueçaba

Sobre esta organização: 

Nome: Cooperativa de Produtores de Abelha Nativa da APA de Guaraqueçaba

País: Brazil

Ano de fundação: 2013

Tipo de organização:  Negócio cooperativo

Descrição breve

A criação de abelhas nativas é uma prática pouco comum e subutilizada em regiões que possuem grandes remanescentes de florestas, sendo mais fácil os moradores regionais optarem por práticas habituais. A grande inovação desta iniciativa é dar uma opção de renda a comunidade local da APA de Guaraqueçaba por meio da utilização sustentável dos recursos naturais de suas próprias florestas, neste caso as abelhas nativas sem ferrão, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social do local aliado a conservação da biodiversidade.

Elemento ambiental

Florestas / Vida selvagem

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

Conservação da biodiversidade e ambientes florestais na APA de Guaraqueçaba envolvendo os municípios de Antonina e Guaraqueçaba, contribuição para a manutenção da polinização, serviço ecossistêmico fundamental para atividades agroecológicas, reconexão das comunidades com as áreas naturais e proteção da vida selvagem.

Impactos de desenvolvimento sustentável

21 meliponicultores associados à Acriapa e à Coopercriapa, Casa do Mel em pleno funcionamento no município de Antonina-PR, Mel de Jataí liberado para venda, Mel de Tubuna, Mandaçaia, Uruçu-Amarela (Guaraipo ou Bugia) e Manduri em processo de registro, demais produtos em vias de colheita para processamento: própolis, pólen e cera.

Redimensionabilidade

A ação ainda é desenvolvida em âmbito intermunicipal, levando em consideração um região que possui uma unidade de conservação bastante importante para o litoral norte do Paraná, porém está iniciativa pode servir de modelo com replicabilidade nacional, sempre levando em consideração as diferenças existentes entre a fauna de cada bioma brasileiro. Seu formato de organização social e criação utilizando o manejo sustentável de recursos naturais é replicável a qualquer região do país. Outra forma de expansão e replicabilidade é a utilização da casa do mel que a cooperativa possui para processamento de todo o mel de abelha nativa produzido no estado do Paraná, se adequando a todas as necessidades que o processo exige.

Reprodutibilidade

Todo o formato de criação e organização de formação da cooperativa é facilmente replicado em qualquer pais. para isso existe somente a necessidade de estudos de adaptação necessária levando em consideração as características sociais e de vegetação de cada local.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: