Proteção Ambiental e Manejo Comunitário dos Recursos Naturais e Cenicos

July 5, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Proteção Ambiental e Manejo Comunitário dos Recursos Naturais e Cenicos

Sobre esta organização: 

Nome: Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural - ASPAC

País: Brazil

Ano de fundação: 1993

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido / Empresa ou negócio comunitário

Descrição breve

Como salientamos anteriormente, a inovação que trouxemos não é a novidade de uma ação ou atividade, mas a forma de como essas foram trabalhadas para chegar no resultado. Cuja comunidade e indivíduos envolvidos direta e indiretamente, se sentissem comprometidos em colaborar para o sucesso da ação. Pois fazer a proteção ambiental em qualquer lugar do planeta, é fundamental a parceria entre poder publico e a comunidade local, provida de perspectivas quanto ao aquecimento econômico da renda familiar. Assim foram elaboradas as intervenções da entidade nas parcerias firmadas entre comunidade e apoiadores internos e externos. O trabalho de sensibilização comunitária foi o primeiro passo para difusão de uma experiencia participativa, onde muitas comunidades e entidades foram envolvidas, mas nem todas continuaram. A forma de fazer política nessa região foi tão implacável, que qualquer proposta alternativa, caia na descrença das promessas que nunca foram cumpridas pelos eleitos. Portanto, o acordo de pesca, que consiste em uma lei ambiental emanada da vontade da própria comunidade sem debito com políticos, é uma possibilidade capaz de solucionar em grande parte os problemas ambientais de uma região. Difundido esse feito que demanda anos para ser estabelecido, as formas de manejo dos recursos naturais se tornaram possíveis, pois antecipadamente são gestadas as condições pro turismo comunitário, meliponicultura, orgânicos e a pesca manejada, inclusive de especies como Arapaima gigas.

Elemento ambiental

Florestas / Zonas húmidas / Rios / Pastagens / Vida selvagem

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Prevenção de poluição / limpeza / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Saúde / Ação climática

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

Nos meados da década de 80, a discussão dos problemas causados pela falta de peixe era o tema das principais reuniões da igreja católica. Com o resfriamento das ações da igreja, a constituição da ASPAC, como entidade local comprometida com o meio ambiente, buscou apoio técnico para traçar as estrategias frente a situação dos recursos pesqueiros da região. Duas situações demandavam urgência, uma lei ambiental para essa região e a criação de uma reserva estadual. A partir da metade da década 90, os trabalhos de educação ambiental, fiscalização de áreas, formação de agentes ambientais, formação de lideranças, formação de contadores do estoque de pirarucu e monitoramento se consolidava. Essa dinâmica demandou muitas discussões até o fechamento do Acordo de pesca, e a homologação da Portaria, definiu as áreas: I - Áreas de Manutenção; II - Áreas de Uso; III - Áreas de Preservação, e, IV - Áreas de Manejo. e com essa definição legal, a maioria dos ecossistemas são legalmente protegidos.

Impactos de desenvolvimento sustentável

Definido o ordenamento pesqueiro, uma das principais atividades continua sendo polida para ser colocada em prática, pois áreas de Manejo são lagos conservados, não sendo permitida a pesca comercial e de subsistência, onde a pesca é autorizada pelo Ibama após a aprovação do plano de manejo. Neste caso os Acordos de conservação foram de proporções tamanhas que um ano antes da efetivação da lei, foi autorizada a primeira pesca manejada de pirarucu (Arapaima gigas), nos lagos de manejo dos acordos de pesca. O pirarucu historicamente é uma espécie muito explorada, por seu tamanho e foi à primeira espécie de peixe na Amazônia a apresentar sinais de sobre pesca. A reativação do estoque pesqueiro, acompanhou o ritmo dos trabalhos de avaliação de estudantes, acadêmicos e técnicos. A experiencia do turismo comunitário se tornou uma realidade com a proteção das paisagens e a proposta de aquecer uma quinta parte da renda, muitas vezes se tornou a atividade principal das famílias envolvidas.

Redimensionabilidade

Os trabalhos acadêmicos a cerca da experiencia, é uma possibilidade de expandir nossa ação para fora dessa microrregião, pois estes contam em minucias e de forma técnica esse caso. " Buscamos com esse trabalho, descrever sobre o manejo de Arapaima gigas em ambientes naturais de acordo de pesca como possibilidade de Conservação Ambiental, que sintetiza o empenho comum de diferentes ideias que convergiram para um mesmo objetivo. O presente ensaio faz um estudo de caso acerca da organização comunitária da região do lago Canaçari e rio Urubu, que envolve os municípios de Silves, Itapiranga e Itacoatiara no Estado do Amazonas, cuja articulação tanto a nível local quanto na busca de parceria externa de financiamento e assistência técnica, foi fundamental a figura da Sociedade Civil Organizada, aqui representada pela Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural".( Silva TCC-Estácio, Mao 2015). Por outro lado, intercâmbios com grupos como o slow food e outras possibilidades.

Reprodutibilidade

Hoje temos pelo Brasil bons projetos de turismo comunitário, Solidário, Ecológico com farta nomenclatura, mas que os princípios são os mesmos gestados nos eventos e intercâmbios realizados em todas as regiões do pais Onde demos nossa contribuição e aprendemos como melhorar nossa experiencia. Nossa maior capacitação, foi na elaboração itinerante do Manual de Ecoturismo Comunitário, realizada pelo WWF-Brasil, onde a nossa hospitalidade e pré-requisitos para fazer ecoturismo foram importantes nesse processo. Na França aprendemos a cuidar de uma duzia de especies de arvores, e contamos nossas dificuldades em cuidar de milhares delas. No museu da pessoa estão guardadas nossas historias, tanto do turismo e polinização que envolveu mais de 40 mulheres fazendo meliponicultura, quanto as ações para proteger o meio ambiente e o manejo dos recursos naturais e cênicos, que podem ser replicadas em outros lugares, pois possibilitam a inclusão de diferentes grupos, habilidades, idades e gêneros.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: