Xambiart: Oficina de Biojoias

July 5, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Xambiart: Oficina de Biojoias

Sobre esta organização: 

Nome: Cooperativa dos Artesãos de Biojoias de Xambioá

País: Brazil

Ano de fundação: 2014

Tipo de organização:  Negócio cooperativo

Descrição breve

A ação da oficina de biojoias é inovadora pois a tecnologia desenvolvida consiste em utilizar sementes, frutos do cerrado e fibras para a produção de biojoias, suvenires e artigos de decoração. O diferencial do processo produtivo é que para o beneficiamento das sementes se utiliza desde conhecimentos tradicionais para o tratamento inicial e armazenamento das sementes, fabricação de máquinas específicas até equipamentos com material reciclado (exemplo: estufa a partir de casco de geladeira descartada). Já a montagem das peças são realizadas sempre em grupo e cada cooperado passa por cada etapa do processo da oficina para garantir o empoderamento individual e coletivo.

Elemento ambiental

Florestas

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

Gestão Sustentável da biodiversidade Amazônica e do Cerrado; preservação do meio ambiente; transferencia de cultura e conhecimentos tradicionais; manejo consciente de espécies da floresta e do cerrado; preservação de nascentes.

Impactos de desenvolvimento sustentável

transferencia de cultura e conhecimentos tradicionais; agroextrativismo sustentável; geração de trabalho e renda e consciência de preservação; proteção ao ecossistema local.

Redimensionabilidade

O grupo alcançou muitos públicos em diferentes localidades no país e no exterior, pois se utilizou do poder das mídias sociais, cultivando o marketing verde e social, participando de diversas feiras e eventos em âmbito nacional e formalizando parcerias com algumas redes de comercio pelo país.

Reprodutibilidade

A iniciativa pode ser facilmente replicada pois possui um modelo de negócio e de trabalho construidos que podem ser adaptados para qualquer realidade de diversidade socioambiental brasileira.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: