A APIB tem estimulado mais de 300 Povos Indígenas de todo o País a realizar a festão ambiental e territorial de sus Terras Indígenas a partir do uso adequado dos recursos naturais, promovendo desta forma a conservação dos diferentes biomas do Brasil.

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

A APIB tem estimulado mais de 300 Povos Indígenas de todo o País a realizar a festão ambiental e territorial de sus Terras Indígenas a partir do uso adequado dos recursos naturais, promovendo desta forma a conservação dos diferentes biomas do Brasil.

Sobre esta organização: 

Nome: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil -APIB

País: Brazil

Ano de fundação: 2013

Tipo de organização: Associações ou organizações de base comunitária / Grupo ou associação indígena / Grupo ou associação de minorias étnicas

Descrição breve

A APIB faz parte do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas de todo o Brasil. Neste espaço de governança tem influenciado com reflexos positivos a implementação da referida Política.

Elemento ambiental

Florestas / Oceanos / Zonas costeiras / Montanhas / Zonas húmidas / Rios / Zonas secas / Vida selvagem

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Consciencialização e educação / Advocacia pelos direitos da terra e água

Elemento de desenvolvimento sustentável

Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Paz e segurança / Saúde / Ação climática

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

A APIB tem influenciado e buscado apoio para a implementação de processos de formação de lideranças indígenas para o acompanhamento, a construção e a implementação de planos de gestão das Terras Indígenas (PGTA), em especial pensando na garantia de segurança alimentar e nutricional dos Povos Indígenas com o uso sustentável dos recursos naturais dos diferentes biomas do Brasil.

Impactos de desenvolvimento sustentável

O impacto positivo mais reconhecido à performance das Terras Indígenas é a mitigação dos impactos negativos das mudanças climáticas. A APIB tem favorecido gradualmente a garantia do desenvolvimento das Terras Indígenas com reflexos positivos na conservação e preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos e minerais.

Redimensionabilidade

É cada vez mais recorrente a expansividade da atuação da APIB por meio de suas regionais que a representam em todo o Brasil.

Reprodutibilidade

A realização do Acampamento Terra Livre - ATL é um dos maiores marcos da APIB. Trata-se da maior mobilização nacional no País. Neste momento, o Brasil Indígena todo se articula e mobiliza em defesa dos direitos indígenas, em especial o direito à Vida por meio da garantia da conservação e preservação da natureza.
No ATL são trabalhados de forma transversal diferentes temas: saúde, educação, cidadania, segurança alimentar e nutricional, proteção territorial, direito territorial, entre outros. Com a riqueza dos resultados do ATL, muitas lideranças fortalecem a luta nas suas bases.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: