Aproveitamento das água cinzas (banho e da cozinha)

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Aproveitamento das água cinzas (banho e da cozinha)

Sobre esta organização: 

Nome: Instituto Elo Amigo

País: Brazil

Ano de fundação: 2002

Tipo de organização:  Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido

Descrição breve

Os sistemas de reuso de águas cinzas, apresenta como uma tecnologia social inovadora e de grande impacto na gestão dos recursos hídricos de famílias. A tecnologia baseia-se na coleta de águas das pias, chuveiros e outras fontes residenciais, exceto a água oriunda do vaso sanitário, e o processo de limpeza e filtragem biológica da mesma resultando em um novo volume de águas apto a utilização no processo produtivo agrícola. Para tanto envolve o processo de mobilização e seleção das famílias beneficiadas, a capacitação em gestão de águas para a produção de alimentos, a implementação da tecnologia social e o processo de acompanhamento e assessoria técnica, garantindo a continuidade da utilização do sistema. Além de contribuir com a melhoria da qualidade de alimentação das famílias, ainda possibilita uma fonte alternativa de geração de renda, através da venda dos alimentos excedentes e a comercialização do húmus, um subproduto obtido na implementação dos sistemas de reuso.

Elemento ambiental

Zonas secas

 Tipo de ação

Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

  

Impactos ambientais

Os impacto são vários:
1- gestão da água: a água que é muito escassa não é desperdissada, passa por um processo de de limpeza e filtragem biológica resultando em um novo volume de águas apto a utilização no processo produtivo agrícola como a irrigação das hortas.
2- preservação do ambiente: como as hortas não são tratadas com agrotóxicos, o solo não é contaminado
3- como a água de reuso é tratada, quando volta para a terra, está limpa e assim não contamina o solo.

Impactos de desenvolvimento sustentável

1- com o aproveitamento de toda a água utilizada aumenta as possibilidades de se conviver com a escassez da mesma

2- o solo que já é prejudicado pelas longas estiagens deixa de serr também agredido por agrotóxicos

Redimensionabilidade

A utilização de tecnologias de reuso de águas cinzas poderá se expandir para todas as regiões onde a seca castiga as populações, desde que se torne política pública, pois não tem custo elevado e não exige conhecimentos específicos, podendo ser construídas em mutirões pelos proprios moradores.

A organização dos pequenos/as proprietários/as, associações, sindicatos , dos jovens , ajudarão a que os governos municipais, estaduais e federal a investirem em políticas públicas voltadas para a convivência com o semiárido.

Reprodutibilidade

A tecnologia de reuso de águas cinzas poderá ser utilizada em todas as regiões onde a escassez de água for um problema para a população de zona rural. O desenvolvimento é muito simples, não exige equipamentos caros e o impacto na vida das famílias e comunidades é grande.

 

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: