Artesanatos em látex

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Artesanatos em látex

Sobre esta organização: 

Nome: Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá

País: Brazil

Ano de fundação: 1993

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária

Descrição breve

O desenvolvimento de técnicas para a confecção de artesanatos em látex permitiu a geração de trabalho e renda para as famílias extrativistas assim como o resgate cultural e da prática seringueira que havia sido deixada de lado a partir da queda do preço da borracha, o que diminiu o interesse do seringueiro de cortar seringa.

O artesanato também permite o envolvimento de jovens e mulheres no trabalho, incentivando assim a inclusão etária e de gênero e garantindo assim o resgate e a perpetuação da cultura extrativista e do conhecimento sobre o modo de fazer local.

Esta ação é inovadora pois na Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema é o único local onde encontram-se as duas técnicas para trabalhar o artesanato em látex, sendo um a técnica denominada “defumação” e a outra a técnica denominada “encauchado”.

Elemento ambiental

Florestas

 Tipo de ação

Uso sustentável

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

        

Impactos ambientais

A partir do desenvolvimento das técnicas de artesanato há também preservação da cultura extrativista e da floresta, pois a atividade evita que o seringueiro precise migrar para outras práticas mais degradantes como a criação extensiva de gado ou agricultura extensiva, para comercialização. Ambas atividades demandam a abertura de novas áreas e o desmatamento. Com a geração de trabalho e renda através do artesanato, as comunidades não precisam realizar tais práticas e assim também preservam a floresta em pé. Como os artesanatos retratam a fauna e a flora nativas, a inspiração vem da biodiversidade local e isso faz que o seringueiro e o artesão valorizem ainda mais o ambiente local. A divulgação do trabalho e a repercussão no Brasil e exterior do trabalho desenvuelto pelos artesãos também traz o interesse de pessoas em conhecer a Reserva e a realidade local, assim como, amplia as possibilidades de captação de recursos para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade local.

Impactos de desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento de técnicas de artesanato em látex tem efeitos em todos os aspectos do desenvolvimento sustentável.

Do ponto de vista social, está incentivando a produção coletiva e o resgate cultural dos seringueiros, juntamente com a preservação da memoria e do modo de fazer das famílias extrativistas. Também há o fato de promover o envolvimento de jovens e mulheres no processo, com inclusão etária e de gênero.

Do ponto de vista ambiental, a confecção de artesanatos em látex depende da floresta pois é onde se encontra a seringueira (árvore do látex). Assim, a confecção dos artesanatos possibilita a ocupação dos extrativistas em um trabalho que preserva e mantem a floresta em pé.

Do ponto de vista económico os artesanatos têm possibilitado a geração de trabalho e renda para as famílias extrativistas com um ganho de aproximadamente 1000 reais por mês.

Redimensionabilidade

Apesar de ainda não ter sido ampliada para fora da Reserva, a ação tem capacidade para ser ampliada em escala regional ou nacional, considerando que existem muitas comunidades com características semelhantes e também com a presença de seringueiras em suas áreas, principalmente na Amazônia.

Por se tratar de artesanato, a criação de novas peças também é possível conforme a criatividade de cada comunidade envolvida. Portanto, mesmo que a técnica utilizada seja a mesma, as comunidades podem também ser parceiras na produção das mesmas peças (com o objetivo de ganar escala e atender mercados maiores) ou então criarem novas peças e desenvolverem coleções diferenciadas, sem competir umas com as outras.

Também há o elemento pessoal de cada artesão, que dá personalidade às peças, tornando-as únicas, mesmo que tenham sido desenvolvidas pela mesma técnica ou formato.

Reprodutibilidade

A replicabilidade da ação é garantida tendo em vista que não há segredo na fórmula utilizada para o desenvolvimento dos artesanatos, bastando para isso que haja disponibilidade de produto (látex) e interesse das comunidades/futuros artesãos.

Em experiências de replicação das técnicas no nível local, as técnicas foram repassadas de forma bastante simples e rápida, com os alunos aprendendo rápido todo o processo e se apropriando das técnicas.

Alguns artesãos inclusive surgiram a partir dos cursos e desenvolveram peças novas, com formas e características diferenciadas das demais peças que aprendeu a fazer durante os cursos e que hoje já vive da renda dos artesanatos que aprendeu a fazer na própria Reserva.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: