Articulação em Rede.

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Articulação em Rede.

Sobre esta organização: 

Nome: Associação de Comercialização Solidária Xique Xique

País: Brazil

Ano de fundação: 2004

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido / Associação ou organização de mulheres

Descrição breve

A Rede Xiquexique é para nós um leque de oportunidades, representando uma janela que ao se abrir, nos mostra o horizonte para trabalhar a solidariedade. A Rede nasce de uma base tecnológica, cuja produção se diferencia de uma agricultura, cujas práticas se utilizam de agrotóxicos para se desenvolver.

É um espaço de formação e troca de experiências e bebe na fonte da sabedoria e do conhecimento dos grupos, dos agricultores/as, pescadores/as, artesão/ãs por meio do desenvolvimento de práticas que fortalecem a diversidade da produção, o manejo sustentável da Caatinga e a reciclagem de produtos no meio urbano. Essa particularidade coloca a Rede em sintonia com o urbano e cria a necessidade de uma ação articulada com este espaço, inclusive, porque a matéria prima para o desenvolvimento das atividades no meio urbano vem, na maioria das vezes, das experiências agroecológicas.

A ação articulada da Rede Xiquexique tem possibilitado o exercício desafiador de uma ação coletiva, envolvendo agricultores/as pescadores/as, artesãos/ãs, assessorias e parcerias.

Elemento ambiental

Zonas secas

 Tipo de ação

Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

          

Impactos ambientais

A Agroecologia é nossa vida. Sabemos produzir alimentos, plantas medicinais e artesanatos respeitando a natureza. Cuidamos da água, das nossas sementes crioulas, dos animais, das plantas nativas e dos solos. Trabalhamos valorizando a biodiversidade e os nossos conhecimentos. Sabemos do valor imenso que tem a sabedoria e o trabalho das mulheres, e incentivamos os jovens a trabalharem na terra.

Consideramos uma grande conquista a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Cobramos do governo a efetivação do Plano Nacional em curso. E que o próximo Plano seja mais generoso, abrangente e à altura dos desafios que o Brasil enfrenta.

Seguiremos nos organizando em rede, aproximando quem produz e quem consome, cuidando da biodiversidade, das águas e dos solos, levantando a bandeira da Agroecologia. Acreditamos que as ações de promoção da sementes crioulas são muito importantes, e devem ser ampliadas.

Impactos de desenvolvimento sustentável

Tivemos muitas conquistas em nossos dez anos de caminhada. Hoje produzimos mais, estamos mais organizados/as, cultivamos diversidade, discutimos as políticas públicas, defendemos nossos direitos. Valorizamos muito os programas públicos de convivência com o semiárido, como o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e ficamos contentes de poder contar com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Reafirmamos a necessidade de continuarmos desenvolvendo processos de comercialização coletiva da produção, procurando ao mesmo tempo romper com a lógica da mercantilização da vida, da natureza e dos sonhos das pessoas. Esta, deve se fundamentar nos princípios básicos da solidariedade, da preservação dos bens coletivos e da busca incessante de justiça para todos e todas.

 

Redimensionabilidade

Faz parte de nossa estratégia, a participação em diferentes Campanhas que fortaleçam a economia solidária, o feminismo e agroecologia em Rede, com a Campanha pela Reforma política, a Campanha pela Criação e efetivação da Lei Geral de Economia Solidária e contra a Violência Sexista na vida das mulheres.

Bem como a Associação de Comercialização Solidária Xique-Xique/ Rede Xique Xique desde sua constituição em 2004 e atuação nas temáticas da Economia Solidária, Feminismo e Agroecologia vem reafirmando parcerias perante as organizações locais (Centro Feminista 8 de Março, Coopervida, Sindicato das/os empregadas/os no Comércio de Mossoró e Médio Oeste – SECOM, etc), Estaduais (Associação de Apoio às Comunidades do Campo - AACC), Nacionais (Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Kairós, Guayí, Rede Moinho, etc), bem como junto aos movimentos sociais (Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Rurais, Via Campesina, Fórum Brasileiro de Economia Solidária,entre outros)

Reprodutibilidade

Atualmente a Rede Xiquexique atua em 19 municípios do Rio Grande do Norte: São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Messias Targino, Governador Dix Sept Rosado, Parnamirim, João Câmara, Tibau, Apodi, Barauna, Natal, Pureza, Mossoró, Pendências, Serra do Mel, Janduís. Bem como realizou o Projeto Mais Xique Xique levando a referida experiência para o Ceará: Bela Cruz, Crato, Fortaleza, Quixeramobim, Santana do Acaraú, Trairi e Maranhão: Bacabeira, Barreirinhas, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Luzia do Paruá, São José de Ribamar, São Luís, Paulino Neves (Maranhão).uz, Crato, Fortaleza, Quixeramobim, Santana do Acaraú, Trairi (Ceará), Bacabeira, Barreirinhas, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Luzia do Paruá, São José de Ribamar, São Luís, Paulino Neves. Assim acreditamos que podemos expandir ainda mais, por mais que hoje temos uma atuação nacional pelo que foi exposto no discorrer a proposta.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: