Árvore de decisão para escolha de tecnologias sustentáveis no tratamento e reuso domiciliar

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Árvore de decisão para escolha de tecnologias sustentáveis no tratamento e reuso domiciliar

Sobre esta organização: 

Nome: Comunidades Quilombolas de Mato Grosso do Sul e Brasil

País: Brazil

Ano de fundação: 2014

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Grupo ou associação de minorias étnicas

Descrição breve

Após a inserção de dados para compor o diagnóstico é necessário que sejam criadas perguntas e selecionadas como classificatórias, pois irão compor a árvore de decisão no cruzamento de dados com as possíveis tecnologias. A ferramenta possui uma árvore de decisão para abastecimento de água e para esgotamento doméstico, podendo ser incluídas árvores de decisão para manejo e drenagem de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos, entre outras, como habitação, saúde e etc.

 

Elemento ambiental

Florestas / Zonas costeiras / Montanhas / Rios / Zonas secas

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Generalização em setores / Troca de benefícios / Prevenção de poluição / limpeza / Consciencialização e educação / Advocacia pelos direitos da terra e água

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Saúde / Energias renováveis / Ação climática

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

    

Impactos ambientais

Baseado na árvore de decisão desenvolvida e nas tecnologias disponíveis cadastradas na ferramenta, o resultado foi de manter a separação da água cinza, sugerindo tecnologias como wetlands construídos (zona de raízes) ou círculos de bananeiras para água cinza, evitando que fique a céu aberto ou seja misturado com as fezes e urina. Além de tecnologias como TEvap (Tanque de Evapotranspiração), como alternativa para a água negra, em relação ao uso de fossas absorventes ou fossas sépticas (construídas e operadas inadequadamente), além de alternativas na gestão das fezes em sistemas sem água, propiciando o uso desse material, por meio de tecnologias como o arborloo e outros tipos de banheiros secos. Essas tecnologias produzem composto a partir dos biossólidos.

Impactos de desenvolvimento sustentável

Foram inseridas questões em relação ao nível do lençol freático, tipo e permeabilidade do para escolha de tecnologias para disposição final como vala de infiltração (demanda menor profundidade) ou sumidouro (demanda maior profundidade de escavação), sendo uma questão ambiental da região. Isso foi inserido na árvore de decisão e foi ampliado o número de arranjos, incluindo ou excluindo essas tecnologias em função desses critérios. A flexibilidade da ferramenta em permitir que possa ser inserido mais critérios que influenciam na escolha de tecnologias, garante a comunidade a possibilidade de decidir por tecnologias mais adequadas, que possam viabilizar a construção local, com mão de obra e material presente na própria comunidade, gerando renda, emprego, além de tecnologias que possibilitam a produção de plantas ornamentais ou comestíveis, uso do biogás e promover o afastamento das fezes, urina e água cinza de crianças e animais evitando o contágio de doenças por veiculação hídrica.

Redimensionabilidade

A árvore de decisão com critérios foi baseada na literatura internacional, em projetos e estudos de caso levando critérios gerais, mas por ser flexível, com a inserção de critérios, fica fácil ser aplicada ou desenvolvida e adaptada em outras regiões incluindo questões específicas e peculiares. Sendo aplicado para critérios culturais, econômicos, ambientais, entre outros.

Reprodutibilidade

Semelhante a solução #1, com a participação da Funasa, financiadora do projeto e pesquisa, pode ser aplicada a árvore em outras regiões do Brasil, e internacionalmente com o apoio do Prof. Thor Axl Stenstrom, que atuou em países como Suécia, Noruega, Holanda e África do Sul, em parceria com SEI, SuSaNa, Ecosanres, Eawag, entre outras, esses institutos podem ser parceiros, principalmente pois a árvore se baseou em estudos e documentos dessas entidades.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: