Clube de Agricultores e Pescadores

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Clube de Agricultores e Pescadores

Sobre esta organização: 

Nome: PROGRAMA NORDESTE CIDADÃO

País: Brazil

Ano de fundação: 2007

Tipo de organização:  Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido

Descrição breve

Os clubes de agricultores e pescadores são formados por extrativistas, marisqueiras, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e pescadores artesanais. Os clubes buscam a organização e desenvolvimento sustentável das famílias, a fim de estimular a prática da ajuda mútua baseada nos princípios da economia solidária e da sustentabilidade.

Todo este trabalho resulta na melhoria da produção, comercialização e gestão de recursos, melhorando a qualidade de vida e garantindo soberania alimentar para essas famílias.

Os clubes são estruturados de forma simples e eficiente: A estrutura básica do Clube de Agricultores e Pescadores consiste em organizar 200 a 250 produtores a serem auxiliados por um líder de projeto da Humana Brasil.

Os membros cooperam entre si em grupos menores de 25 a 50 agricultores ou pescadores.

Através de um clube organizado, os membros aumentam sua produção e sua capacidade de resolver problemas de forma integrada, aprendendo métodos de agroecologia, conservação marinha, diversificação de plantio, quintais produtivos, materiais de baixo custo, bem como técnicas orçamentárias e planejamento de resultados.

O bem-estar dos pescadores, agricultores/as e suas famílias também é fortalecido através de ações paralelas e campanhas de conscientização nutricional, bem como ações preventivas, de saneamento, combate a doenças e saúde pública, todas elas no guarda-chuva do Programa Nordeste Cidadão.

Elemento ambiental

Zonas secas

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

          

Impactos ambientais

As intervenções ligadas às atividades são estudadas para ter um mínimo de impacto ambiental. Desta forma, os agricultores são capacitados e praticam nas suas unidades produtivas a Agricultura de Conservação que consiste em aumentar a produção mitigando os impactos negativos dessa prática no meio ambiente.

Para tal contribuem as técnicas ensinadas e utilizadas durante a ação tais como, rotatividade nos cultivos, adaptação das espécies cultivadas conforme o calendário agrícola e a disponibilidade de água, diversificação das espécies cultivadas, associação de espécies complementares nos mesmos campos; gestão sustentável na caprinovinocultura para evitar uma possível erosão, utilização dos desperdícios dos animais para composto orgânico na fertilização dos campos, diminuição de desperdícios, e outros.

As estruturas deixadas – EES, CAs e Federação – pressupõem a manutenção e disseminação das técnicas apreendidas pelo que este cuidado com o meio ambiente mantenha e seja disseminado.

Impactos de desenvolvimento sustentável

O Programa Nordeste Cidadão busca incentivar as capacidades humanas e da autogestão das famílias, contribuindo desse modo para a redução das desigualdades como elemento aglutinador e promotor do desenvolvimento sustentável dos municípios. Isso se dá por meio:

Da adoção de metodologias participativas e mecanismos de planejamento comunitário como estratégias de fortalecimento que estimulem as comunidades;
Da construção de alianças que buscam fortalecer o protagonismo dos agricultores familiares nos processos de gestão social das políticas públicas;
Da valorização de ações que estimulem a participação da diversidade de atores sociais nos processos de elaboração, planejamento, implementação e gestão do desenvolvimento sustentável nas comunidades;
Do incentivo ao desenvolvimento sustentável considerando a importância agroecologia, segurança alimentar nutricional, nas ações de saúde preventiva visando a construção de boas práticas junto às famílias.

Redimensionabilidade

A ação tem um vetor social que permite se expandir à escala nacional porque o empoderamento dos/as agricultores/as familiares como agente transformador da sociedade, praticando a solidariedade na luta ombro a ombro ao lado dos mais necessitados, torna mais eficaz o envolvimento e a participação ativa das famílias beneficiárias na sua organização social.

A partir do seu ativismo social, promovendo o processo empoderamento das lideranças jovens (homens, jovens e mulheres), para a conquista nas posições de lideranças nas associações, sindicatos rurais e consolidando sua capacitação com treinamento específico, segurança nutricional é possível fazer com que as pessoas sejam protagonistas do seu meio.

Isso se dá pela conceito do Programa Nordeste Cidadão que oferta oportunidades iguais na construção de uma vida digna que valoriza a solidariedade entre as pessoas e os povos mais vulneráveis, que dê acesso à educação, à saúde e à segurança alimentar e nutricional.

Reprodutibilidade

Os grupos produtivos ou Empreendimentos de Economia Solidária-EES no Brasil estão baseados nos Clubes de Agricultores ou Farmer Clubs do programa internacional da Humana People to People, mas, adaptado às condições climáticas do semi-árido baiano.

Dessa forma, o método do Programa Nordeste Cidadão, consiste em organizar grupos – Clubes e capacitar os pequenos agricultores familiares no sentido de se tornarem auto-suficientes, criarem segurança alimentar para as suas famílias, e produzir excedente de maneira a processar e vender os produtos obtendo rendimento extra gerando uma ação de excelente replicabilidade.

Como protagonistas da humanidade as pessoas precisam refletir e agir para mudar o rumo do desenvolvimento em nosso planeta e os fatos recentes evidenciam essa necessidade em toda parte do mundo. Por sua vez, o programa dá condições e auxilio para que as famílias superem a pobreza por meio de medidas que estimulam o desenvolvimento humano no seu sentido mais amplo .

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: