Comercialização da produção agroextrativista

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Comercialização da produção agroextrativista

Sobre esta organização: 

Nome: ASSSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO POVOADO PATIZAL - ATTRPP

País: Brazil

Ano de fundação: 2005

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido / Associação ou organização de mulheres / Other

Descrição breve

O beneficiamento da produção agroextrativista tem gerado novas oportunidades de renda às famílias, bem como tem elevado a conscientização pela necessidade de conservação e manejo sustentável dos ecossistemas de onde são obtidas as matérias primas para o beneficiamento da produção. Em todas as casas onde estão presentes os SAF’s, existe um viveiro de mudas frutíferas utilizadas para o replantio, seja no habitat natural destas plantas ou em áreas de interesse econômico.

A comercialização diversificada dos produtos dos/as agricultoras/es familiares nas feiras agroecológicas e no PNAE tem oportunizado uma renda a mais, sendo uma incremento a mais na renda familiar, conferindo melhor condição financeira para aquisição de bens consumo os quais as/os agricultoras/es não produzem e também colaboram com a movimentação da economia em seu município. Além disso, garante às/aos consumidoras/es a alimentos saudáveis livres de agrotóxicos e adquiridos a um preço justo, criando laços de solidariedade, uma vez que as/os agricultores/es recebem uma remuneração justa pelo seu valoroso trabalho de produzir alimentos de qualidade e as/os consumidoras/es têm condições de terem em suas mesas alimentos saudáveis, de acordo com seus hábitos alimentares e com a segurança da procedência desse alimentos.

Elemento ambiental

Florestas / Zonas secas

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Troca de benefícios / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

        

Impactos ambientais

Devido à comunidade está localizada uma área onde as condições climáticas ditam um regime pluviométrico irregular, concentrando o período chuvoso em apenas 03 meses do ano, a necessidade de manutenção da vegetação é essencial para a garantida da qualidade do solo e obtenção da produção que supra a necessidade das famílias e da comercialização, bem como da conservação da água no solo. Nos últimos 04 anos, apesar do regime das chuvas terem sido pouco intenso, a comunidade não teve problema com abastecimento de água, por meio do uso de poços raso nas residências, ficando estes com 50 % da sua capacidade de abastecimento no período seco.

As áreas dos campos naturais onde ocorre a coleta das frutas nativas eram fortemente impactadas por queimadas descontroladas em áreas de roça ou até mesmo incêndios criminosos, causando perdas destas frutas tanto para o consumo humano quando dos animais. Através do trabalho de conscientização e geração de renda foram reduzido em até 55% esses incêndios.

Impactos de desenvolvimento sustentável

A experiência vivenciada pela comunidade de Patizal, coloca-os num patamar desejado, o que é primordial para todos os povos e comunidades, que é de soberania e segurança alimentar e nutricional. Pelo trabalho de conservação e recuperação das sementes caboclas e plantio e conservação de culturas alimentares, tendo a autonomia/independência com uso de suas sementes e resguardo seus hábitos alimentares e disponibilizando a outras pessoas uma alimentação adequada e livre de agrotóxicos.

A geração de renda vinculado ao reconhecimento do trabalho feminino conquistado nos espaços das feiras agroecológicas e na venda para o PNAE tem trazido grandes avanços pra as mulheres, como: o aumento da autoestima, busca por seus direitos, reconhecimento e valorização de seu trabalho e autonomia. Antes eram extremamente dependentes de seus companheiros e hoje na maioria das vezes são as pessoas de referência no trabalho produtivo desenvolvido na unidade familiar.

Redimensionabilidade

A adoção de Sistemas Agroflorestais na comunidade de Patizal tem proporcionado além da maior disponibilidade de alimentos variados ao longo do ano, assegurando às famílias acesso a uma alimentação adequada, a recomposição da vegetação com de plantas nativas, sementes caboclas e espécies frutíferas e de multiuso, têm colaborado para a manutenção da cobertura do solo, equilíbrio biológico dos insetos e maior capacidade de armazenamento de água criando também um ambiente mais agradável para a comunidade.

O trabalho de desenvolvido pela comunidades de Patizal tem condições de ser estendido para outras comunidades, com a adoção um bom trabalho de sensibilização acerca dos princípios da Agroecologia, Economia Solidária e Equidade de Gênero e havendo a disponibilidade de investimentos que assegurem o desenvolvimento de ações concretas que visam o desenvolvimento das comunidades lhes permitindo viver com dignidade, respeitando o seu modo de vida.

Reprodutibilidade

O trabalho baseado na diversificação da produção dos agroecossistemas manejados pelas famílias dos/as agricultores/as voltado para a comercialização no mercado local são estratégias que oportunizam a permanência da mulher e do homem no meio rural, preservando a sua identidade cultural, valorização de seus saberes e costumes proporcionando qualidade de vida além favorecer o acesso a alimentação saudável à população local
Iniciativas que nem estas que envolvem a produção e a comercialização voltadas para a agricultura familiar, são em sua maioria promovidas e defendidas por entidades e movimentos sociais e deveriam receber maior apoio e incentivo de políticas públicas integradas que permita a sua replicabilidade, respeitando as sua especificidades locais e regionais.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: