Ferramenta computacional com catálogo de soluções sustentáveis para saneamento (CatoloSan)

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Ferramenta computacional com catálogo de soluções sustentáveis para saneamento (CatoloSan)

Sobre esta organização: 

Nome: Comunidades Quilombolas de Mato Grosso do Sul e Brasil

País: Brazil

Ano de fundação: 2014

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Grupo ou associação de minorias étnicas

Descrição breve

A ferramenta computacional engloba diversas outras tecnologias existentes na literatura. No primeiro momento foi concebida de acordo com o conceito do Sanitation 21 (IWA) e o Sanitation Safety Planning (Manual para uso e disposição segura de fezes, urina e água cinza), com foco em um planejamento baseado no PDCA (plan, do, check and act), englobando os atores envolvidos, com um banco de dados atrelado, para armazenar informações e realizar o diagnóstico (baseado na SSWM toolbox - Sustainable Sanitation and Water Manegement) de uma comunidade específica. Utiliza do Compendium (Eawag), um catálogo de soluções de saneamento para diversas situações, com ou sem água, com ou sem separação de fezes, urina e água cinza, além do Greywater Management (Sandec), especialista para água cinza, para incluir as tecnologias em formato de sistema, que ao se diagnosticar os possíveis riscos e problemas de saneamento, cruza os dados (do banco) com a árvore de decisão embutida na ferramenta e é capaz decidir possíveis opções de saneamento mais adequadas, envolvendo critérios técnicos, econômicos, sociais, ambientais e até mesmo culturais. Ao final é necessário a participação da comunidade para escolher o sistema desejado, em parceria com os técnicos que atuam na região e conhecem a realidade. A escolha é feita em consulta ao catálogo que está inserido na ferramenta computacional.

 

Elemento ambiental

Florestas / Zonas costeiras / Montanhas / Rios / Zonas secas

 Tipo de ação

Proteção / Uso sustentável / Generalização em setores / Troca de benefícios / Prevenção de poluição / limpeza / Consciencialização e educação / Advocacia pelos direitos da terra e água

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Saúde / Energias renováveis / Ação climática

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

    

Impactos ambientais

A ferramenta proporciona tecnologias que irão ser escolhidas em função da facilidade de operação e manutenção de acordo com a opinião da comunidade, sendo facilmente aceita, utilizando de mão de obra e materiais locais. As tecnologias têm foco em reduzir a carga de poluentes e aproveitar os nutrientes e reusar a água para diversos fins, como: produção de peixes, aplicação de composto no solo, produção de mudas, plantas e culturas ornamentais ou frutíferas. Melhora o paisagismo da região, incentiva o turismo local, evita a poluição de rios, lagos e água subterrânea, que muitas vezes são os próprios mananciais da comunidade. Cria empregos e geração de renda com a possibilidade de um novo negócio e possibilita a educação sanitária e ambiental, pelo envolvimento no conhecimento dessas tecnologias na decisão.

Impactos de desenvolvimento sustentável

Reduz a pobreza com a possibilidade de usar mão de obra local, além da possibilidade das plantas ornamentais e frutíferas serem utilizadas em modelos de negócio que inclua o artesanato e feiras orgânicas. Possibilita o combate a fome, caso o solo da região seja pobre e sem possibilidade de produção de culturas. Melhora a educação sanitária e ambiental, além da higiene, pois ao decidir qual opção é melhor, precisam consultar o catálogo e compreender, em conjunto com os técnicos e atores locais que vão usar a ferramenta computacional. Garante melhorias no saneamento, com tecnologias que vão reduzir a poluição da água e do solo, aumentando a disponibilidade de mananciais. No caso da escolha de tecnologias que visam a produção de biogás, irá produzir energia limpa. Possibilita dentro desse ambiente, um mercado sempre em expansão e trabalho honesto. Com a inclusão de novas tecnologias, possibilita a inovação local, sustentabilidade das comunidades e desigualdades com participação de todos.

Redimensionabilidade

A ferramenta computacional com o catálogo de saneamento, inclui o banco de dados para realizar diagnóstico (solução #1) e a árvore de decisão (solução #2), que cruza os dados para escolha de tecnologias e propicia a tomada de decisão em conjunto com a comunidade. Nesse enfoque, essas três soluções são flexíveis, pois, pode-se inserir tecnologias (no catálogo e consequentemente no software), pode-se alterar a árvore de decisão com a inclusão do software, e o diagnóstico baseado em perguntas informativas e classificativas (usadas pela árvore de decisão), pode ser também alterado com uma interface com o usuário de fácil manuseio. Sendo assim, pode ser aplicado em qualquer região do país em parceria com a Funasa, financiado do projeto. Além de ser flexível para regiões urbanas, não só rurais, como em bairros, favelas e distritos, muito comum no Brasil.

Reprodutibilidade

Com a capacidade de ser redimensionado ele causa interesse em ser reproduzido em outras regiões do Brasil, como em outras comunidades quilombolas, assentamentos rurais e urbanos, distritos, populações indígenas, ribeirinhos, em favelas, bairros, tanto em área urbana como rural. Além disso, como a ferramenta é baseada integrando diversas outras ferramentas internacionais, pode ser utilizada em outros institutos, universidades que tenham interesse em: desenvolver metodologias adequadas para coleta de dados; criar árvores de decisão que auxiliem na escolha; inclusão de tecnologias no catálogo; além da aplicação, para envolver e aplicada metodologias em diferentes comunidades de diferentes países no processo de tomada de decisão participativa por meio de surveys, reuniões, encontros e etc.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: