Manejo e cultivo organico

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Manejo e cultivo organico

Sobre esta organização: 

Nome: Cooperativa dos Agricultores Familires de Poço Fundo e Região

País: Brazil

Ano de fundação: 2003

Tipo de organização:  Associações ou organizações de base comunitária / Estatuto sem fins lucrativos legalmente reconhecido / Negócio cooperativo / Associação ou organização de mulheres / Grupo ou associação de jovens

Descrição breve

Basicamente, Café Orgânico é um café produzido sem a utilização de fertilizantes químicos altamente solúveis (industriais) e tampouco a utilização de agrotóxicos (fungicidas, herbicidas, inseticidas ou outros tipos de produtos químicos). No lugar de fertilizantes químicos se utiliza alternativas como fertilizantes orgânicos, adubos verdes e um bom manejo do solo. A COOPFAM incentiva a produção de café orgânico como uma maneira de elevar o rendimento do financeiro do produtor para isso temos varias ações para incentivar esse tipo de produção. Hoje o grande gargalo da para o aumento da comercialização de café orgânico é a produção destes cafés. Atualmente a uma grande demanda do mercado para este produto mas não há muita produção deste tipo de café. Devido a alta demanda de mercado produzir mais café orgânico é uma maneira de diferenciar e agregar valor a produção de café.

Ações desenvolvidas pela COOPFAM para o incentivo a produção orgânica

Financiamento de mudas para implantação de novas lavouras
Financiamento do período de transição
Doação de Micro-nutrientes
Realização de Analises de Folha
Realização de Analises de Solo
Doação de Calcário.
Pagamento de certificação

O cultivo orgânico proporciona que os impactos ao meio ambiente.

Elemento ambiental

Montanhas / Rios

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Troca de benefícios / Prevenção de poluição / limpeza / Consciencialização e educação / Advocacia pelos direitos da terra e água

Elemento de desenvolvimento sustentável

Emprego e subsistência / Segurança alimentar / Segurança de abastecimento de água / Redução do risco de catástrofes / Paz e segurança / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

      

Impactos ambientais

Hoje temos uma área de 207,6541 ha de café cultivado no sistema de cultivo orgânico que produziam 3.023 sacas. No ano de 2016 o preço médio da saca de café foi de 900,00 contra um preço de 450,00 reais em média de uma saca de café comercializada no nosso município. Grande parte deste café foi exportada para a Europa, Japão e Estados Uninodos. Cerca de 20% deste café ficou no mercado interno e foi industrializada e vendida sobre a Marca Café familiar da Terra Orgânico.

Impactos de desenvolvimento sustentável

A produção de café orgânico é uma maneira de agregar valor ao produto
O café desempenha importante papel na economia de países produtores e de países processadores, comerciantes e consumidores. É a segunda maior commodity em valor de mercado mundial, atrás apenas do petróleo. O Brasil é o maior produtor mundial há mais de 150 anos e o café teve grande influência na formação do país. Atualmente, o agronegócio do café envolve, direta e indiretamente, cerca de 10 milhões de pessoas em uma cadeia que vai do campo à xícara. O impacto principal desta ação é a proteção do meio ambiente associada a uma justa remuneração ao produtor, sendo que o processamento do café não usa água e seu cultivo pe feito no manejo orgânico.

Redimensionabilidade

Hoje o Brasil é o maior produtor de café do mundo, este café é produzido por grandes produtores e pequenos produtores. Quando se trata de pequenas propriedades os produtores não conseguem ser competitivos no mercado. O cultivo do café orgânico alia um diferencial que agrega valor a proteção ao ambiente e pode ser facilmente replicado em pequenas propriedades proporcionando um rendimento financeiro melhor.

Reprodutibilidade

O cultivo orgânico e agroecologico pode ser reproduzido em várias partes do país pois ele basicamente depende de técnica, não sendo preciso um alto investimento para que seja cultivada uma produção orgânica. Assim este é seria o meio de agregar valor a produção sem um alto custo.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: