Proteção da Floresta

July 6, 2017

Brazil Placeholder
Brazil

Proteção da Floresta

Sobre esta organização: 

Nome: Guardas Florestais Ka'apor - Ka'a Usak ha

País: Brazil

Ano de fundação: 2014

Tipo de organização:  Grupo ou associação indígena

Descrição breve

A proteção da floresta por iniciativas dos próprios indígenas através da criação de uma Guarda Florestal Indigena que possibilitou o fechamento de ramais de madeireiros e o surgimento de Áreas de Proteção Permanente de forma sustentável sendo monitoradas por Agentes Agroflorestais Ka'apor onde o povo passou a viver de forma harmonica com os demais seres da floresta. Tais experiências e iniciativas tem sido potencializadas por um Projeto de Educação Indigena onde os principios e metas do projeto é a valorização da cultura para a proteção da floresta, cuidado com as pessoas e permanência no territorio, Ka'a namõ jumu'e ha katu (Aprendendo com a floresta). Todas as pessoas envolvidas nessas experiencias, estao sendo ameaçadas e as iniciativas sendo comprometidas por um processo intenso de ataques de orgãos do Estado Brasileiro e politicos e agressores regionais.

Elemento ambiental

Florestas

 Tipo de ação

Proteção / Recuperação / Uso sustentável / Consciencialização e educação

Elemento de desenvolvimento sustentável

Segurança alimentar / Paz e segurança / Saúde

Objetivo(s) de Desarrollo Sostenible Relacionado(s)

        

Impactos ambientais

As iniciativas e experiencias desenvolvidas pelos Guardas Florestais Ka'apor em conjunto com Agentes Agroflorestais e conselho das aldeias possibilitou com que:
- diminuição da área degradada de 15% para 12%;
- ampliação da área preservada de 85% para 88%;
- maior sensibilização das famílias para praticas produtivas sustentáveis e monitoramento de incêndios florestais;
- controle das áreas vulneráveis aos incêndios florestais;
- maior reprodução das especies animais de pequeno e grande porte;
- maior preservação das nascentes dos igarapés e rios do território com a manutenção das Bacias Hidrográficas da região.

Impactos de desenvolvimento sustentável

1. Segurança Alimentar - famílias com mais alternativas de alimentação, consumindo mais produtos da floresta e produtos das roças diversificadas;
2. Paz e Segurança - com o trabalho de avivamento dos limites, vigilancia do entorno do territorio, instalação das Areas de Proteção Permanentes nos limites do território mais famílias passaram a viver livre de aliciamentos para a venda ilegal de madeira e animais, ameaças de morte poe ocasião dos conflitos ambientais;
3. Saúde - diminuição considerável de ações de aliciamento para o alcoolismo e uso de drogas; maior consumo de alimentos provenientes da floresta e das roças diversificadas;

Redimensionabilidade

Com a visibilidades das ações desenvolvidas pelos Guardas Florestais Ka'apor por Ongs Ambientalistas como Greenpeace e Agencias de Noticias Internacionais como BBC, Reuters, The Guardian, sobretudo com o assassinato de Eusebio Ka'apor por madeireiros da regiao noroeste do Maranhao. Percebeu-se outros povos indigenas constituindo Guardas Indigenas com ações de proteção de seu territorio considerando as frentes de ameaças e agressões.

Reprodutibilidade

A medida que as ações de vigilancia no Territorio Indigena Ka'apor aconteciam e eram visibilizadas por essas Ongs Ambientalistas e Agencias de Noticias Internacionais mais povos indigenas adotavam experiencias de vigilancia territorial e criavam sua guarda indigena.

Compartilhe esta solução:

 


 

Equator Blog

About Equator Initiative 

Contact Us

Follow Us: